Media Corner

Programa de Empreendedorismo AINanoTEC

Concurso de Ideias tem candidaturas abertas até 3 de setembro

  • Programa visa identificar ideias e projetos nas áreas da Inteligência Artificial, Nanotecnologia e Tecnologias de Informação e Comunicação
  • Mercado global de IA é estimado em 7.6 mil milhões de dólares
  • Programa quer apoiar a criação de mais de 15 start-ups
  • As candidaturas selecionadas irão integrar uma rede internacional de mentores e stakeholders

As candidaturas para o Concurso de Ideias e Tecnologias do Programa de empreendedorismo tecnológico AINanoTEC estão a decorrer até dia 3 de setembro de 2021.

Este programa inovador de empreendedorismo na área da Inteligência Artificial (IA), Nanotecnologia e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é promovido em estreita colaboração pela Fraunhofer Portugal, o International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL) e a INOVA-RIA.

Dirigido a investigadores e empreendedores que pretendam levar ao mercado as suas ideias e tecnologias, o programa tem como objetivo apoiar a criação de mais de 15 novas start-ups disruptivas em Portugal.

Este concurso destina-se a todos os que pretendem explorar as suas ideias ou resultados de I&D nas áreas da Inteligência Artificial, Nanotecnologia ou TIC, com o objetivo de criar uma empresa e empregos altamente qualificados. As propostas selecionadas vão integrar o Programa e usufruir gratuitamente de diversas atividades.

Para além de identificar e selecionar ideias, tecnologias e pré start-ups nas áreas de IA, Nanotecnologia e TIC, o programa AINanoTEC tem como objetivos o apoio à criação start-ups, a integração dos participantes numa rede internacional e multidisciplinar de mentores e stakeholders, o desenvolvimento de ferramentas para apoiar ideias e responder à necessidades das pré start-ups e a criação de equipas multidisciplinares que contribuam para um ambiente de cocriação e partilha de experiências. Atualmente, o mercado global de IA é estimado em 7.6 mil milhões de dólares.

Para apoiar os participantes e os respetivos projetos, o Programa AINanoTEC disponibiliza um vasto ecossistema do qual fazem parte investidores, end-user companies, parceiros tecnológicos, coaches, e ainda uma rede de mentores nas mais diversas áreas, como Negócio, Finanças, Capital de Risco, Marketing Digital, Nanotecnologia, TIC, Inteligência Artificial, Ambiente ou Saúde, entre outras.

Fundada em 2008 – e como resultado de uma colaboração de longo prazo em Ciência e Tecnologia entre Portugal e a Alemanha – a Associação Fraunhofer Portugal Research (Fraunhofer Portugal) promove e coordena a cooperação entre os seus centros de investigação, outras instituições de investigação e parceiros industriais, com o objetivo de levar a cabo investigação aplicada com utilidade direta para empresas privadas e públicas, originando benefícios para a sociedade como um todo.
Atualmente, materializa-se através de dois centros de investigação: o Fraunhofer Portugal AICOS e o Fraunhofer Portugal AWAM.


O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia é uma organização intergovernamental de investigação científica, composta por mais de 400 pessoas de 40 nacionalidades, de diferentes origens científicas. No INL, a interdisciplinaridade tem um papel fundamental em todas as linhas de investigação, que se articulam entre seis clusters: Clean Energy, Foodture, Precise Personalised Healthtech, Smart Digital NanoSystems, Sustainable Environment and Advanced Materials & Computing.
O INL assume um papel de liderança, a nível internacional, na facilitação e
coordenação de programas e projetos de investigação baseados em nanotecnologia que geram conhecimento, produtos e serviços para o benefício da indústria e da sociedade.


A Inova-Ria, associação de empresas para uma rede de inovação em Aveiro, nasceu em 2003, mas as pessoas e as organizações que contribuíram direta ou indiretamente para a sua criação estão relacionadas com a história das telecomunicações em Portugal desde os anos 50.
Foram as empresas que criaram a Associação Inova-Ria numa estratégia articulada para a região se tornar uma referência na área das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE), assumindo um papel de ‘pivot’ para a liderar em rede e não isoladamente.



Raquel Rodrigues
Gestora de Comunicação do AINanoTEC